Sua língua na Internet

 

reflexo

A
A
A
A

(re.fle.xo) [cs]

a.

1. Que é restultado de ação sobre si mesmo; reflexivo (5)

2. Que é causado indiretamente (e não diretamente) por algo; INDIRETO: O insucesso foi consequência reflexa de seu desânimo

3. Que resulta automaticamente de um estímulo (movimento reflexo)

4. Que se reflete (1), que sofre reflexão (3); REFLETIDO: Ficou ofuscado pela luz do Sol e por seu brilho reflexo na água

sm.

5. Movimento de ação instintiva e automática, de um organismo, de parte dele, ou de alguém, como reação a um estímulo: O jovem freou o carro por puro reflexo.

6. Reflexão (3) da luz e seu efeito, que faz brilhar uma superfície, ou a superfície de algo: reflexo de um tecido, de um quadro.

7. Circunstância, qualidade, ou condição secundária, indireta, consequente de outra e indicativa desta: A sua fama é apenas um reflexo da glória do pai.

8. Circunstância ou qualidade remanescente de outra, que faz lembrar: Ela é, hoje, um simples reflexo do que fora na juventude.

9. Consequência, indicativa da causa: A melhora de suas notas é um reflexo de sua seriedade nos estudos.

[Do lat. reflexus, a, um, part. pass. do v.lat. reflectere, 'dobrar, recurvar'.]


Reflexo aquileu
1 Neur. Reflexo (2) em resposta à percussão do tendão de Aquiles, e que consiste na contração do músculo tríceps, trazendo o pé sobre a perna.


Reflexo condicionado
1 Fisl. Psi. Resposta psicofísica regular a um determinado estímulo, consequente da associação repetitiva de um estímulo à mesma resposta fisiológica.


Reflexo de sucção
1 Pedt. Reflexo (2) que se manifesta nos seres humanos entre o nascimento e os quatro meses de idade, que consiste na sucção imediata de qualquer objeto posto em sua boca.


Reflexo gastrocólico
1 Fisl. Surgimento ou aumento de peristaltismo intestinal quando entra alimento no estômago vazio.


Reflexo oculocardíaco
1 Fisl. Diminuição do ritmo cardíaco ao se comprimirem os olhos, por estímulo do nervo vago.


Reflexo patelar
1 Med. Extensão involuntária da perna para frente, quando pendente livre em ângulo reto, ao se percutir o tendão da patela com um martelo de borracha.


Reflexo plantar
1 Fisl. Flexão involuntária dos dedos do pé ao se estimular a planta do pé.


Reflexo prensar
1 Pedt. Aquele presente em seres humanos do nascimento aos quatro meses de idade, que consiste em agarrar todo objeto que passe a seu alcance.


Reflexo tendinoso
1 Neur. Aquele que faz contrair um músculo ao se percutir seu tendão.


Este serviço é um oferecimento de:


© Lexikon Editora Digital